Em Blumenau, nos últimos três meses, 634 cartões de ônibus com gratuidade foram bloqueados por uso indevido. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, a motivação dos bloqueios é o uso indevido dos cartões “estudante”, “livre” e “melhor idade” por terceiros.
O secretário da SMTT, Alexandro Fernandes, a tentativa de “golpe” deu um salto nos últimos três meses. A modalidade que teve maior registro de uso indevido, foi a estudantil. Ele também destaca: “Nos casos de bloqueio, familiares e amigos dos estudantes contemplados com a meia passagem são flagrados pelo sistema de biometria facial utilizando o recurso que concede o desconto apenas ao titular do cartão, que é de uso pessoal e intransferível”.
O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, destaca que a ação é prejudicial para todo o sistema de transporte público do município: “Quando alguém utiliza o sistema público de forma indevida, prejudica todo um sistema que visa atender a população de forma igualitária e justa”. Ele fala também que a prefeitura está trabalhando para manter e melhorar o transporte coletivo da cidade que foi bastante afetado durante a pandemia e que essas tentativas de “golpe” só contribuem para um desequilíbrio financeiro no sistema e que será pago por outros usuários.