Após uma semana de férias letivas, as aulas para aproximadamente 25 mil alunos da rede municipal de ensino de São José, na Grande Florianópolis, serão retomadas. A Secretaria Municipal de Educação informa que o retorno à rotina para todos os estudantes da Educação Infantil (creche e pré-escola), do Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), é na nesta segunda-feira (29).
Durante o período de férias, a prefeitura intensificou algumas ações de manutenção e reparos na estrutura física das unidades de ensino, além de promover cursos e capacitação aos profissionais que atuam nas escolas. O intuito, segundo a secretária de Educação, Claudia Regina Macário, é garantir um retorno ainda mais seguro, acolhedor e produtivo para alunos, professores e todos que fazem parte da comunidade escolar.
A pausa nas atividades é essencial, conforme destaca Macário. “Esse período de descanso, fora da sala de aula, é fundamental porque pode oferecer benefícios para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos estudantes. Sendo um deles o próprio convívio com a família e os amigos”, afirma.
“Para os profissionais do magistério, o recesso é um período importante para se desconectar do ambiente de trabalho, recarregar as energias e também cuidar da própria saúde mental e bem estar”, completa Macário, ao falar da importância do período de férias para os servidores da Educação.
Em Florianópolis, após o recesso escolar, quase 38 mil estudantes, de escolas, núcleos de educação infantil e núcleos da EJA, retornam às atividades na rede municipal de ensino da Capital.
Nos 85 núcleos de educação infantil municipais são atendidas 16.288 crianças, enquanto que nas 39 escolas do ensino fundamental estão matriculados 20.545 estudantes do primeiro ao nono ano.
Nas 22 localidades da EJA (Educação de Jovens, Adultos e Idosos) estão se alfabetizando ou concluindo o ensino fundamental 1.014 pessoas a partir de 15 anos de idade. O ano letivo será encerrado no dia 20 de dezembro.