Três mil pessoas saíram da lista de devedores em Santa Catarina, de maio para junho, segundo os dados do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas, principal indicador de inadimplência do Brasil. O levantamento de junho revela, no entanto, que mais de dois milhões de pessoas estão inadimplentes no Estado, que tem o terceiro menor índice de devedores do Brasil.
A redução é nacional: em um mês, 918 mil brasileiros saíram do cadastro de negativação, contabilizando uma redução de 1,25% entre maio e junho deste ano, conforme os dados divulgados pela Serasa.
O país tinha 72,5 milhões de inadimplentes em junho, e o país contabiliza 273 milhões de dívidas, que, somadas, alcançam a marca de R$ 397 bilhões. “Essa é a primeira vez no ano que registramos duas quedas da inadimplência em sequência”, afirma Aline Maciel, gerente do Serasa Limpa Nome.
“A continuidade do calendário de restituição de imposto de renda pode ser um dos fatores que contribuem com essa queda. A injeção de dinheiro no mercado e outros indicadores econômicos, como a redução da taxa de desemprego nos últimos meses, podem continuar influenciando o indicador de forma positiva”, diz.
Dívidas com bancos e cartões de crédito seguem sendo o principal motivo para o endividamento no país, com 29,16% do total de dívidas dos inadimplentes. Contas básicas, como água, luz e gás, ocupam o segundo lugar (21,85%). Nesta categoria houve uma queda em relação a maio, com diminuição de 1,25 pontos percentuais.