Mais de 23 mil estudantes da rede municipal de ensino de São José iniciam o ano letivo na quinta-feira (15). Também voltam às aulas cerca de 3,5 mil alunos das escolas profissionais. A rede municipal de ensino é composta por 40 CEIs (Centros de Educação Infantil), 24 CEMs (Centros de Educação Municipais), duas escolas ambientais e sete escolas profissionais.
As instituições filantrópicas parceiras também voltam na quinta-feira (15), exceto a CVM (Creche e Orfanato Vinde a Mim as Crianças) e a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São José que retornaram em 29 de janeiro. Ao todo, são oito instituições filantrópicas parceiras que atendem cerca de 2 mil crianças em creche integral, pré-escola integral e educação especial.
O destaque na rede municipal neste ano é a ampliação das vagas em período integral. Na Educação Infantil, são mais 941 vagas em tempo integral neste ano. Dessas, 331 foram destinadas para crianças rematriculadas e 610 para novas matrículas.
No Ensino Fundamental, o CEM Jardim Solemar passa a atender em período integral os alunos do 1º ao 5º ano. Além disso, as turmas do 1º ano do CEM Morar Bem e do 1º e do 2º ano do CEM Renascer também contam com ampliação para período integral.
Com essa novidade, a Prefeitura de São José dobra os atendimentos neste modelo educacional no comparativo 2021-2024, saltando de cerca de 1500 para mais de 3500. O cálculo considera os avanços na rede municipal de ensino e nos estabelecimentos credenciados no Programa Bolsa Educação.
“Estamos comprometidos em oferecer oportunidades educacionais de qualidade e em ampliar o acesso ao ensino em período integral para nossas crianças e jovens. Em 2022, também elevamos o número de escolas com educação em período integral ou jornada ampliada”, detalhou o prefeito Orvino Coelho de Ávila.
A novidade, no Ensino Fundamental, é resultado da pactuação ao Programa Escola em Tempo Integral, formalizado entre a Prefeitura de São José e o Ministério da Educação (MEC). Na Educação Infantil, também foram pactuadas algumas vagas integrais.
Profissionais preparados
Antes mesmo do início das atividades com as crianças, a Secretaria Municipal de Educação investiu na formação dos profissionais. Realizou Seminário de Educação; reunião com os gestores escolares; e capacitação para os auxiliares de ensino de educação especial. Além disso, o prefeito Orvino empossou novos profissionais para reforçar o quadro do Magistério Municipal.