A Prefeitura de São José segue com as demolições das casas no Loteamento Benjamin, no bairro Forquilhinha, em São José. As ações ocorrem para permitir o avanço das obras da Avenida Beira-Rio. Na última ação do município, realizada na terça-feira (27), 30 residências foram demolidas. Até o final de Julho, mais 30 devem ser postas abaixo.
As demolições fazem parte de um acordo entre a prefeitura e o Ministério Público de SC, para proporcionar maior dignidade social às famílias hipossuficientes da comunidade e, posteriormente, realocá-las. Essas residências estavam em lugares irregulares e seus proprietários receberão um aluguel social de R$ 1,5 mil até que a Prefeitura construa um condomínio habitacional, em local próximo. A meta é demolir 215 casas no total.
Em nota, o município informa que, em Maio, outras oito construções haviam sido demolidas com o mesmo objetivo. Porém, essas estavam em situação regular e, dessa forma, seus proprietários foram indenizados e já residem em outro local. Nos próximos 30 dias mais oito demolições vão ocorrer e já há um acordo com os moradores.
O conjunto habitacional deve ter seu edital lançado em breve e todos os projetos executivos e estruturais para a obra já estão concluídos. A Prefeitura tem uma verba para todo processo de desapropriação no valor de R$ 15 milhões. O secretário municipal de Urbanismo Serviços Públicos, Michael Rosanelli, informa que já foi desapropriado o terreno onde será construído o condomínio habitacional com mais de 200 residências.