As linhas de ônibus do Projeto Formiguinha já foram utilizadas mais de 55 mil vezes em menos de dois meses em Florianópolis. Lançado no final de abril, o projeto consiste em linhas circulares com preço social pelo Maciço do Morro da Cruz, chegando a ruas que os ônibus tradicionais, atualmente, não abrangem. Atualmente, o projeto tem duas linhas funcionando. A prefeitura apresentou as informações na noite de ontem à comunidade.
A linha laranja, lançada em 28 de abril, registrou cerca de 38 mil usuários no período analisado pela Prefeitura. A linha Monte Serrat – Serrinha, sai na Mauro Ramos, corta todo o Maciço do Morro da Cruz e vai até a Serrinha, próximo à UFSC. A linha verde, que começou a funcionar 15 de de maio, inicia no Morro do Horácio e vai até o Saco do Limões teve quase 18 mil usuários em um mês.
Moradora do Mont Serrat, Gabriele Cristina Teles utiliza o formiguinha para ir ao mercado e outras tarefas do dia a dia. “Está sendo bom demais para a comunidade porque aumentou bastante os horários”, comemora a usuária.
“Os números provam o sucesso do Formiguinha. Fazemos um monitoramento constante do uso das linhas para promover melhorias e pudemos comprovar a necessidade dessas novas linhas. No próximo mês lançaremos uma nova linha do Projeto”, explica o secretário municipal de transportes e infraestrutura, Rafael Hahne.
Além do preço social, um dos diferenciais da linha, é que ele pode parar em qualquer lugar, desde que no trajeto dele, fazendo com que os usuários parem em pontos estratégicos perto de suas casas e trabalho. O itinerário completo e os horários estão disponíveis no site do Consórcio Fênix e no aplicativo Floripa no Ponto.