Cobertura vacinal contra poliomielite está abaixo de 50% em Santa Catarina

Levantamento do MPSC aponta que cobertura vacinal contra poliomielite está abaixo de 50% em SC
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Na última campanha, o percentual de imunizações contra poliomielite em crianças de um a quatro anos em Santa Catarina foi de 43,43%, muito abaixo dos 95% preconizados pelos órgãos de saúde.

Um levantamento feito pelo Ministério Público de Santa Catarina junto à Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) mostra que a última cobertura vacinal contra a poliomielite em Santa Catarina foi inferior a 50% do ideal, quadro que motivou a apuração de possíveis falhas do poder público na conscientização e divulgação da importância de imunizar as crianças.

Considerando esse quadro preocupante, o Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública do Ministério Público do Estado produziu estudos e material de apoio para auxiliar as Promotorias de Justiça na apuração de casos de possível ineficiência ou omissão dos municípios.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença viral muito contagiosa entre crianças de até cinco anos, que pode causar paralisia infantil em membros superiores e inferiores. Graças à vacinação em massa nas décadas de 1980 e 1990, já faz 30 anos que a doença foi erradicada no Brasil, porém o baixo índice de imunização registrado nas últimas campanhas está gerando preocupação sobre um possível retorno.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%