O município de Joaçaba, no Meio-Oeste, também passou por momentos complicados com as chuvas dos últimos dias em Santa Catarina. Segundo o prefeito Dioclésio Ragnini, no amanhecer de quinta-feira (16) os temporais foram intensos na região.
“Também tivemos problemas ontem o dia todo, assim como os municípios aqui próximos. Hoje já baixou um pouco o rio do Peixe e não estamos mais com problemas de alagamento”, destaca Ragnini.
Na quinta-feira, a chuva forte fez rios e ribeirões transbordarem e alagou o parque municipal e ruas da região central. A passagem de veículos também ficou impedida.
A cidade agora trabalha para restabelecer a normalidade, embora as previsões para este sábado (18) ainda não sejam boas. “Por enquanto ainda não está chovendo, mas a gente imagina que segundo as previsões a chuva volte próximo ao meio dia e possa chegar até 100 mm”, finaliza.
A região tem muitas encostas, morros e, devido às chuvas, como consequência quedas de barreiras e deslizamentos nos locais.
A Prefeitura, Defesa Civil e Infraestrutura estão acompanhando de perto os problemas causados pelos temporais e trabalhando para minimizar os impactos.
Aproximadamente 100 famílias estão desalojadas e não há desabrigados no município. As famílias estão em locais próprios preparados pela Prefeitura.
Estradas no interior da cidade também foram danificadas pelas águas das chuvas dos últimos dias. “Nós trabalhamos para ter estradas boas no interior para as pessoas do campo, e elas foram todas praticamente danificadas, temos muitos problemas no interior”, reflete o prefeito.
Além disso, os prejuízos são grandes e a Secretaria de Infraestrutura está levantando os números dos estragos causados pelas chuvas no Estado.