15 candidatos da chapa 2, que concorre à diretoria da OAB/SC, foram impugnados pela Comissão Eleitoral responsável pelo pleito, com notificação divulgada nesta segunda-feira (22). Todos foram impedidos por inadimplência com a anuidade da OAB, incluindo o candidato à vice-presidente, Alceu Lenzi. Para que a chapa inteira não fosse impugnada, os candidatos precisaram ser alterados.
Alceu Lenzi divulgou uma nota de esclarecimento, onde afirma não ser inadimplente, mas que a situação se deu pela falta de apresentação dos documentos necessários. “Não me foi solicitado qualquer comprovante de regularidade, o qual somente me foi exigido pela organização da chapa após o registro da mesma, tendo eu, prontamente, apresentado certidão negativa de débitos neste sentido”. E conclui, “durante 34 anos de exercício da Advocacia sempre paguei com regularidade meus compromissos com a OAB/SC não me servindo, pois, neste particular, a pecha de inadimplente, a qual rechaço com veemência.
A chapa 4 já havia solicitado a impugnação de seus adversários por inadimplência, além de possível descumprimento de cota racial e da paridade de gênero. A eleição acontece virtualmente no dia 25 de novembro, onde os advogados do estado votam de maneira obrigatória em seus representantes à diretorias e conselhos da Seccional e das Subseções para o triênio de 2022/2024.