A Rua Juvenal Pessoa da Silva, na Serraria, é mais uma via contemplada com pavimentação em paver pela Prefeitura de São José. Com as obras, a poeira deixou de ser parte do cotidiano da vizinhança, como diz a moradora Fernanda Hasckel, 28 anos. No total, desde 2022, foram pavimentados mais de seis quilômetros em 28 ruas com paver intertravado em todas as regiões do Município.
“Com a rua antiga tínhamos muito pó, já que não era de asfalto. Os carros passavam por aqui e levantavam tudo, então eu perdia muito tempo limpando. Agora isso não existe mais, ficou melhor viver aqui”, relata Fernanda.
Ela que reside no local desde criança diz que a via parece até mais larga e os imóveis já começaram a ser valorizados. “Agora a chuva vem e não fica aquele barro vermelho”, comenta.
A via recebeu paver em um trecho de 50 metros, desde a Rua Dona Lídia até o final da via, calçadas e sete bocas de lobo. Na realização da obra, foram investidos R$ 140 mil em recursos próprios da Prefeitura.
A instalação de blocos de concreto intertravados em paver melhora a condição de uso por motoristas e pedestres, além de contribuir com o paisagismo urbano do município, destaca o secretário de Infraestrutura, Júlio Cézar da Silva.
“Intervenções semelhantes estão em andamento em outros bairros da cidade. A intenção é alcançar todas as ruas regularizadas”, explica o secretário.
A pavimentação em paver é uma técnica que não necessita da utilização de cimento no assentamento do piso, já que as peças são fixadas pelo intertravamento. Por conta disso, o investimento se torna de maior custo-benefício.
As vantagens são muitas: além de ser uma prática ecologicamente correta, o processo facilita também a absorção de água e a sua devolução ao solo, prevenindo rachaduras e possíveis deformações no piso.