O pioneirismo da IPM Sistemas no uso de IA (Inteligência Artificial) na gestão pública garantiu à govtech catarinense a presença no ranking das empresas mais inovadoras do Sul do Brasil. O anúncio, que coloca a IPM como única empresa de tecnologia para governo no ranking, foi feito durante a solenidade de entrega da 20ª edição do prêmio Campeãs da Inovação, realizada nessa quarta-feira (7) no Sapiens Parque, em Florianópolis.
A IPM Sistemas atua há quase três décadas no desenvolvimento de soluções em tecnologia para melhorar a gestão e a qualidade dos serviços públicos municipais e hoje atende mais de 850 clientes entre prefeituras, câmaras de vereadores, fundações e outros órgãos de cidades do Sul e Sudeste do País.
Na premiação deste ano, o destaque da IPM foi a Dara, a primeira Inteligência Artificial do Brasil com foco em gestão pública, capaz de aperfeiçoar o planejamento de diferentes setores de governo, solucionar demandas dos cidadãos, prever cenários e antecipar prognósticos de doenças. Construída sobre a plataforma integrada de gestão em nuvem da empresa (GRP), a Dara utiliza tecnologias de machine learning, deep learning e NLP.
Fundador e CEO da empresa, Aldo Mees destaca que o investimento em Inteligência Artificial é um passo natural na história da IPM Sistemas, que foi pioneira na oferta de soluções 100% em nuvem para a gestão pública. Ele destaca que o reconhecimento é fruto de uma cultura de inovação contínua e de uma equipe dedicada a transformar a gestão pública por meio da tecnologia.
“Estar entre as empresas mais inovadoras do Sul do Brasil nos motiva a seguir em frente com ainda mais determinação. A IPM está comprometida em desenvolver tecnologias que façam a diferença para a sociedade e que antecipem as demandas futuras da gestão pública e do cidadão”, diz Aldo.
Lúcia Mees, vice-presidente da IPM, diz que o investimento no desenvolvimento de modelos próprios de IA e em tecnologias emergentes atende a uma demanda crescente e consolida a posição da empresa como referência na criação de soluções tecnológicas com impacto social.
“Na IPM, buscamos entender profundamente o presente e investir hoje nas tecnologias e inovações que definir o futuro. O segredo é compreender muito bem as dores do mercado, fomentar uma cultura de inovação em todos os níveis, e buscar conhecimento de ponta nos principais centro de inovação do mundo. O resultado é que aqui de SC, construímos soluções que estão definindo a vida nas cidades pelo Brasil”, afirma Lúcia Mees.
A premiação
O prêmio Campeãs da Inovação é uma iniciativa do Grupo Amanhã em colaboração com a consultoria global IXL Center for Innovation, Excellence and Leadership, de Cambridge, entidade referência mundial na identificação das melhores práticas de gestão da inovação. A premiação reconhece as organizações que mais têm investido e obtido resultados em inovação, P&D (pesquisa e desenvolvimento) pela metodologia internacional do Global Innovation Management Institute, também norte-americano.