Interdição das pontes em Florianópolis está descartada e Governo terá um ano para concluir reformas

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e Secretaria de Infraestrutura do Estado (SIE) chegaram a um acordo sobre novas ações nas três pontes de acesso à Ilha de Santa Catarina.

A possibilidade de suspensão do tráfego de veículos foi totalmente descartada, em reunião realizada, nesta quarta-feira (26), entre autoridades públicas, mas o governo do estado terá prazos a cumprir para entregar um relatório da situação dos equipamentos, e um ano para concluir reformas estruturais.

De acordo com promotor Daniel Paladino, o MPSC irá encaminhar uma recomendação ao Governo do Estado nos próximos dias, definindo esses prazos.

A partir da assinatura do secretário Jerry Comper, a SIE fica responsável por entregar um relatório completo sobre as pontes em 60 dias. O governo terá mais um mês para lançar um edital afim de contratar uma empresa para possíveis reformas. Essas obras devem ser finalizadas no prazo de um ano.

“É de senso comum que o relatório que tínhamos das pontes não era um laudo abrangente, envolvendo os blocos submersos. É preciso uma atualização completa desse estudo para que tenhamos um trabalho realizado de forma integral e não um paliativo” ressalta Paladino.

O secretário Jerry Comper lembrou que dos 18 pilares da ponte, seis já foram recuperados. O próximo passo é um relatório sobre os demais blocos, onde um técnico contratado pela SIE deve iniciar os trabalhos no próximo mês.

“Um especialista vai estar aqui na próxima semana, onde ele reunirá os laudos daqueles seis blocos que já foram recuperados e os 12 restantes. Ele vai analisar para entendermos se todos precisam recuperados” explica Comper.

Além das duas pontes, a SIE também terá um mês para buscar alternativas em relação às cabeceiras da Ponte Hercílio Luz, alvo de furtos constantes dos cabos elétricos. O objetivo é coibir ação de criminosos.

A Casan também deverá alterar o posicionamento das adutoras que levam água potável à Ilha. As duas que estão na Colombo Salles serão retiradas, após a instalação de uma nova e com maior capacidade na Pedro Ivo Campos, ainda sem data para iniciar.

Com informações do repórter Cristiano Daros da Jovem Pan News de Florianópolis.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%