O prazo para inscrições no programa Universidade Gratuita, do governo do Estado, termina nesta terça-feira (26), às 19h. O programa pode custear 100% do curso do estudante contemplado. O aluno pode se inscrever pela internet.
A expectativa é beneficiar mais 47,7 mil acadêmicos com bolsas nas universidades comunitárias do Estado. O investimento no programa pode chegar a R$ 663,2 milhões. As bolsas serão exclusivamente para cursos de ensino superior presenciais.
Quem pode se inscrever:
Para se candidatar ao programa, o estudante precisa já estar matriculado nas universidades que aderiram ao programa, e atender critérios já estabelecidos:
- Ser natural do Estado ou residir nele há mais de cinco anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso nas instituições universitárias; estudantes já beneficiados por bolsas não serão prejudicados, pois haverá uma regra de transição para o segundo semestre de 2023.
- Ser hipossuficiente, segundo o Índice de Carência, observados os seguintes critérios, além de outros definidos em decreto, comprovando:
- a) renda familiar per capita mensal;
- b) situação de desemprego do aluno e/ou responsável legal;
- c) gastos familiares mensais com habitação e educação; e
- d) gastos familiares mensais com tratamento de doença crônica;
- Estar cursando a primeira graduação com recursos públicos estaduais, desconsiderados para esse fim os cursos de licenciatura curta;
- Preferencialmente, ser oriundo do ensino médio ou equivalente de escolas das redes públicas de ensino catarinenses ou de instituições privadas, com bolsa integral ou parcial;
- Possuir renda familiar per capita inferior a:
- a) 8 (oito) salários mínimos nacionais, no caso dos estudantes matriculados no curso de Medicina;
- ou b) 4 (quatro) salários mínimos nacionais, no caso dos estudantes matriculados nos demais cursos.
Documentos necessários para a inscrição
Toda a documentação necessária para se inscrever no programa está descrita no edital do programa (clique aqui).
O que é o programa Universidade Gratuita
O programa oferece vagas gratuitas de curso superior em universidades comunitárias de Santa Catarina. O aluno contemplado deve, em troca, atuar em serviços para a população na área de formação, durante ou após o curso. As instituições de ensino também terão contrapartidas.
As vagas gratuitas são oferecidas em 15 universidades comunitárias, sendo que 13 delas fazem parte do sistema da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Além delas, as duas últimas instituições foram incluídas porque, embora não façam parte da Acafe, também não têm fins lucrativos. Confira a lista:
- Furb
- Universidade do Contestado
- Centro Universitário Católica SC
- Unesc
- Unibave
- Unidavi
- Unifebe
- Uniplac
- Univali
- Univille
- Unochapecó
- Unoesc
- Uniarp
- SATC
- Ielusc