A influenciadora digital Ianka Cristini foi presa preventivamente em Balneário Camboriú na manhã de terça-feira (14), durante a operação Lance Final, coordenada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas).
Além das prisões de Ianka, o marido e a cunhada, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão. Nas imagens, é possível ver bolsas e artigos luxuosos, além de um montante em dinheiro que não foi divulgado pelo Ministério Público.
Influenciadora Ianka Cristini é presa em operação contra o “Jogo do tigrinho” em SC. Leia Mais em https://t.co/HYWSayb51n | Vídeo: Gaeco/Divulgação pic.twitter.com/4OGGy1FZ8A
— Jovem Pan News Florianópolis (@pannewsfloripa) January 15, 2025
A Vara Regional de Garantias de Itajaí também deferiu pedido de indisponibilidade de bens como apartamentos e casas de luxo, carros, ativos financeiros e bloqueio das redes sociais dos investigados, que somam mais de 16 milhões de seguidores.
Entre os automóveis, estão uma McLaren 720 Spider (que pode custar mais de R$ 3,5 milhões), Cadillac Escalade blindado, BMW X6 e BMW M3. As ordens judiciais foram cumpridas nos municípios de Brusque, Balneário Camboriú, São Paulo/SP, Embu das Artes/SP e João Pessoa/PB.
Conforme a investigação, um engenhoso esquema de fraude orquestrado pelos investigados que visava a aferição de lucro indevido mediante simulações inverídicas de ganhos exorbitantes através de jogos de azar, em especial o Jogo do Tigrinho.
Ainda segundo o MP, os investigados se valiam de uma versão “demo” do jogo para simular ganhos falsos e estimular os seguidores a se cadastrarem e realizarem apostas, recebendo vantagem indevida tanto por cadastro realizado, como por porcentagem do valor apostado e perdido.
Quem é a influenciadora Ianka Cristini
Ianka Cristini tem mais de 6,5 milhões de seguidores no Instagram e outros 8,7 milhões no TikTok. Seus conteúdos mostram a vida em família (a influenciadora é casada e tem quatro filhos). Nas redes sociais, apresenta sua história como sendo se superação: de vendedora de doces a milionária.
Entre sacolas de grife, carros e viagens, a influenciadora justifica seu dinheiro como sendo fruto da internet e, supostamente, convida seus seguidores a aprenderem a receita para conseguirem ter uma vida mais confortável, o que chama de “Código de Sucesso Digital”.