O CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) conseguiu controlar o incêndio que atinge uma área de vegetação no bairro Saco dos Limões, em Florianópolis, após 12 horas de trabalhos. As chamas se alastraram nas proximidades da Servidão Luiz Pinheiro de Lima, local de difícil acesso que prejudicou a atuação dos agentes.
Os bombeiros iniciaram o combate às chamas por volta das 18h da quarta-feira (11) e foi concluído pouco após, às 6h desta quinta-feira (12). Mesmo sem nenhum foco ativo, os bombeiros continuam no local para agir em eventual retorno das chamas.
Foram utilizadas sete viaturas do CBMSC e um drone da Defesa Civil. O equipamento aéreo auxiliou na identificação dos focos espalhados pelo vegetação. Não há informações do que pode ter causado o fogo.
Conforme o CBMSC, foram realizadas diversas frentes de trabalho, sendo que o acesso se deu pela Rua Manoel Sergio Vieira/Servidão Catarina Albina Gouvêa, Rua Profª Leonor de Barros e outras ruas da localidade.
O primeiro grande foco foi combatido pelas guarnições, entrando ao terreno próximo a Rua Profª Leonor de Barros. O local é de difícil acesso e as guarnições não conseguiam chegar próximo com as viaturas, sendo necessário o deslocamento até o local, a pé, utilizando de equipamentos como batedores, abafadores e bombas costais.
Ao longo da noite, equipes dos bombeiros permaneceram no local realizando o monitoramento e controle dos focos de reignição. O levantamento inicial aponta que cerca de cinco hectares de área foram afetados. A perícia sobre as causas do incêndio será iniciada imediatamente após o controle total dos focos.
O governador Jorginho Mello solicitou à Polícia Civil de Santa Catarina para apurar se os incêndios florestais na Capital são criminosos. O delegado-geral da PCSC, Ulisses Gabriel, divulgou nas redes sociais que está em articulação com o CBMSC e a Polícia Científica para realizarem a perícia.