Os últimos focos de fogo no Parque da Serra do Tabuleiro, na Baixada do Maciambú, no Sul de Palhoça, foram extintos na manhã deste domingo (2).
Com apoio da aeronave Arcanjo, do Corpo de Bombeiros Militar, de bombeiros e voluntários em solo foi possível conter as chamas. As equipes aturam desde o início da ocorrência no fim da manhã de sábado (1º), quando as chamas começaram, durando cerca de 20h.
Considerando o histórico do local, o CBM manterá uma equipe na área do parque, com monitoramento também com drone, para evitar novos focos e atuar de prontidão, caso necessário.
Ainda no sábado, os bombeiros conseguiram afastas as chamas das residências do entorno da unidade de conservação, mas o tempo seco, a baixa umidade e o vento sul forte dificultaram os trabalhos, restando focos de incêndio durante a madrugada e manhã de domingo. Por um breve período a Rodovia Evádio Paulo Broering, que leva às praias da Pinheira, Sonho e Ponta do Papagaio, ficou bloqueada.
Após setembro de 2019, quando um dos maiores incêndios da história atingiu o parque, a Defesa Civil de Santa Catarina criou um grupo de trabalho em conjunto com o IMA, Bombeiros, Polícias Militar, Ambiental e Civil, município e Instituto Çarakura para estabelecimento de um plano de contingência para organizar o modo de enfrentamento aos incêndios provocados na Baixada do Maciambú.
Esse plano, além de organizar a primeira resposta, definiu equipamentos, comunicação social, sinalização dos acessos de combate, organização de brigadistas voluntários, entre outros pontos.