Na terça-feira (2), 60 idosos participantes do Cati (Centro de Atenção à Terceira Idade) de São José tiveram uma oportunidade inédita no Estado, e se formaram como brigadistas no projeto Bombeiro Amigo (60+), realizado pelo CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina).
Esta iniciativa, apoiada pela Prefeitura de São José, não apenas promove a segurança da população, mas também valoriza e empodera os idosos, capacitando-os para situações emergenciais.
O Programa Bombeiro Amigo (60+) acontece em nível nacional, mas no Estado foi o único grupo a se formar durante este ano. O curso abrangeu técnicas essenciais de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, além de instruções detalhadas sobre como agir em diferentes cenários de emergência. Ao longo de seis encontros de treinamento intensivo, os participantes mostraram dedicação e entusiasmo, absorvendo habilidades práticas que podem salvar vidas.
“Estou muito feliz e grata pela oportunidade de ter participado desse curso de Bombeiros 60+. Aprendi muito e agora, até no meu prédio eu já falei com o síndico para dar uma olhadinha em tudo que tem e que precisa ser averiguado. Então, eu acho que foi bem válido. Eu aproveitei cada segundo das minhas quintas-feiras de manhã e tenho a certeza que colocarei tudo em prática. Se alguém próximo precisar, eu sei o que eu devo fazer, pois fui capacitada pra isso. Hoje saio daqui com sentimento de dever cumprido”, salientou emocionada a participante Maria Bernadette Carvalho Luiz, de 67 anos.
O programa não apenas fortalece o vínculo entre os idosos e a comunidade, mas também reforça a importância da inclusão e do engajamento ativo dos mais experientes.