O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh), mudará sua política de receber grávidas para parto. A partir do dia 5 de Setembro, o HU só receberá gestantes encaminhadas por outros hospitais, via núcleo interno de regulação (NIR), o que é chamado de regime de referenciamento. Esse é o fim da política de “portas abertas”, que atendia a todas as mulheres que procuravam o centro de saúde para realizar o parto. Porém, desde 2021, o local registrou um aumento de 60% na sua demanda. O centro pediátrico, que antes realizava 150 partos por mês, passou a receber mais de 240. Isso, na visão da UFSC, tornou a política inviável.
O Hospital Universitário tem em seu contrato vigente com o SUS (Sistema Único de Saúde), o compromisso de atender 4,5 mil casos de emergência por mês, porém, desde janeiro deste ano, 5,8 mil pacientes estão sendo atendidos e 25% destes são mulheres com quadro gineco-obstétricos.
Em nota, a UFSC informa: Todos os serviços relacionados à saúde da mulher serão mantidos e, na prática, o que muda é que, com o fim do regime de porta aberta, as pacientes devem procurar a unidade básica de saúde, as unidades de pronto atendimento e outros hospitais da rede, que ficarão responsáveis pelo encaminhamento para o HU-UFSC.