O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, HU da UFSC, está com os atendimentos noturnos na emergência restritos até o dia 10 de abril. Até a próxima segunda-feira apenas atendimentos referenciados serão realizados entre 19h e 8h. A restrição começou já nesta quinta-feira e se deu por insuficiência de pessoal, de acordo com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), responsável pela gestão do hospital.
Essa falta de profissionais, considerando médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio, também gerou a restrição de atendimentos entre às 9h e às 14h desta quinta-feira. Foi uma necessidade para não deixar pacientes sem atendimento e em risco, segundo justificou a direção.
É esperado que a restrição de horário atinja cerca de 10% dos atendimentos de emergência no local. De acordo com registros, 90% da procura e atendimentos prestados ocorrem durante o dia, quando o atendimento será mantido. A recomendação é que em caso de necessidade no período da madrugada, as pessoas procurem uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).
O HU tem sofrido pontuais interrupções na prestação de atendimento por falta de profissionais. O Ministério Público Federal chegou a abrir uma investigação para averiguar o problema.