O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) inaugurou nesta segunda-feira (16) a sala do angiógrafo da hemodinâmica, serviço vinculado à Unidade de Diagnóstico por Imagem e Diagnosticos Especializados (UDIDE), do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico. Trata-se da inauguração de um novo equipamento de ponta para exames mais complexos e de resultados mais precisos.
O equipamento, um angiógrafo Artiz Zee, foi adquirido com recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), num total de R$ 3,821 milhões. O projeto e a adequação do espaço físico para sua instalação custaram R$ 445 mil, também com recursos do Rehuf.
De acordo com o cirurgião vascular e endovascular do HU Gilberto Galego, coordenador do serviço de Cirurgia Vascular do HU, o equipamento traz mais precisão e agilidade na realização de exames e na aquisição de imagens e reconstrução tridimensional para atendimento a pacientes com problemas cardíacos e vasculares, por exemplo.
Segundo ele, o serviço atenderá aos pacientes internados no HU e aqueles ambulatoriais encaminhados pelo Sistema de Regulação Estadual (Sisreg), e assim como todos os atendimentos realizados no HU, direcionados exclusivamente aos pacientes do SUS.
Além do cuidado na ergonomia e funcionalidade, o projeto da sala de exames foi desenvolvido sob o conceito da arquitetura pós-moderna, dispensando o padrão de ambiente frio (antigamente utilizado para demonstrar higiene) e promovendo uso de recursos para proporcionar conforto e satisfação aos pacientes e profissionais de saúde.