O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste, no Oeste Catarinense, está entre as 20 unidades hospitalares públicas no país certificado na categoria “Acreditado Pleno”, por meio de um método de avaliação realizado pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), sendo o único 100% SUS na Região Sul e em Santa Catarina
Em um universo de mais de oito mil hospitais no Brasil, apenas 123 são certificados. Para ser acreditada, a organização precisa comprovar que atende os padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.
Na presença de autoridades, colaboradores e convidados, foi celebrada, na última semana a conquista da Certificação ONA Nível II pelo Instituto Santé, gestor do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.
A certificação ONA atesta a qualidade dos serviços prestados, refletindo o esforço coletivo de toda a equipe. Ela representa um marco na trajetória do Hospital, evidenciando o comprometimento com cuidados seguros, humanizados e uma gestão eficiente.
“Esse reconhecimento é de toda equipe e quem ganha é a comunidade, o paciente que é atendido aqui no Hospital. As pessoas, talvez não tenham ideia da dimensão dessa conquista, mas é importante destacar que para o alcance da Acreditação Pleno todos os processos e protocolos da Unidade passaram por uma rigorosa avaliação”, destaca o presidente do Instituto Santé, Tércio Egon Paulo Kasten, que prestigiou o evento de entrega.
“O cerimonial incluiu a entrega simbólica do certificado que representa o compromisso de cada profissional que integra o HRTGB e a boa gestão de recursos públicos”, disse o diretor geral do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, Rodrigo Lopes.
O HRTGB é uma unidade do Governo do Estado de Santa Catarina, com atendimento 100% SUS e administrado pelo Instituto Santé. O Santé está à frente da gestão da Unidade desde 2015 e conquistou a acreditação da ONA Nível I em 2020, com renovação a cada 2 anos. E agora, em 2024, avançou nos processos e alcançou o Acreditado Pleno.
Dentre as autoridades, também estavam presentes o diretor Executivo do Instituto Santé, Jeferson Gomes, a representante da Regional de Saúde, Andreia Lopes, o diretor técnico do Hospital, Cássio Nakano, além de diretores da região Oeste de unidades com gestão Santé.