Um homem acusado de matar o vizinho, que também era seu cunhado, em 2022, foi condenado a 18 anos e oito meses de prisão em regime inicial fechado. Ele já estava preso preventivamente no Presídio de Xanxerê desde novembro de 2022. O caso aconteceu em Abelardo Luz, no Oeste Catarinense.
A sentença é da Vara Única da Comarca do município. Na sessão, os jurados acolheram as teses do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), representado pela promotora de Justiça Ana Maria Horn Vieira Carvalho.
O homem foi também condenado a pagar como valor mínimo 40 mil reais em reparação de danos à família da vítima, conforme requerido pelo MPSC.
De acordo com a denúncia, o motivo do crime foi um desentendimento entre os vizinhos. O réu teria soltado as vacas que criava e os animais entraram na propriedade da vítima, que reclamou do fato, causando uma discussão.
O autor dos tiros foi até a casa do vizinho portando uma pistola e disparou diversas vezes contra o homem, atingindo-o com 15 tiros. O crime foi presenciado pelo filho da vítima, de apenas sete anos de idade.
À pena, se somaram as qualificadoras de motivo fútil, recurso que dificultou a defesa da vítima e meio cruel. Cabe recurso da decisão.