Na manhã desta quinta-feira (25), um homem, de 23 anos, em surto psicótico, foi flagrado andando nu pelas ruas do Rio Tavares, no Sul de Florianópolis.
Antes de ser avistado nu pelas ruas da região, o homem tentou entrar sem camisa no Tirio (Terminal do Rio Tavares), após receber atendimento médico na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Sul da Ilha, localizada ao lado.
De acordo com o Consórcio Fênix, responsável pela administração do Tirio, ele foi impedido de entrar e, em seguida, começou a correr nu pelas ruas. A Polícia Militar foi acionada, encontrou-o em frente a uma escola da região e o conduziu para atendimento médico.
Surtos psicóticos
Segundo a Sociedade Brasileira de Psiquiatria, o surto psicótico é como um episódio de desorganização da representação da realidade, podendo acontecer com qualquer pessoa em algum momento da vida.
Diversos motivos podem desencadear um surto, porém, as pessoas que sofrem de estresse intenso, de transtorno bipolar, transtornos de personalidade do tipo paranóide (paranoia), narcisista, esquizotípica ou borderline, podem ter uma propensão maior.
Os sintomas mais comuns são representados por sintomas como ansiedade, agressividade, dificuldade de comunicação, isolamento social, perda da noção de tempo e espaço, comportamento catatônico — ficar parado sem qualquer reação — e rápidas oscilações de emoções e de humor, como medo, euforia, pânico e raiva.