Um jovem de 19 anos foi preso na manhã desta sexta-feira (17) em Porto Belo, na Foz do Rio Itajaí, por praticar e incentivar o nazismo. O extremista fazia apologia à discriminação e disseminava ódio contra negros e judeus na internet. Segundo as investigações, ele foi recrutado por um grupo de neonazistas por meio de jogos virtuais.
O homem consumia e difundia conteúdo de ódio, demonstrando especial interesse por “ataques terroristas de lobo solitário”.
Um mandado de busca e apreensão já havia sido cumprido contra ele no dia 11 de Agosto de 2022, quando policiais civis apreenderam em sua residência os seus equipamentos computacionais portáteis para análise por conta do mesmo crime. Ele também responde pela prática de crime de “stalking” contra uma adolescente no Estado do Paraná.
Após a diligência, o preso foi encaminhado ao Presídio Regional de Tijucas.
Quando era adolescente, foi indiciado diversas vezes por práticas de violência na escola. Uma vez, inclusive, agrediu a professora dentro da sala de aula com um soco na boca. Além disso, há anos publica em suas redes sociais conteúdos racistas e antissemitas.
Nas redes sociais trocou o sobrenome do meio, português, por Carlotto, para ter alguma herança italiana, nem que fosse fictícia.