A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal de São Bento do Sul, localizou um homem que foi condenado por estupro de vulnerável e atentado violento ao pudor, na modalidade tentada, e que estava foragido. Na quarta-feira (4), o homem foi encontrado na cidade de Minga Guazu, no Paraguai, pela Polícia Nacional do Paraguai, que deu cumprimento a mandado de prisão definitiva.
Os crimes
Os crimes aconteceram no ano de 2008 e tiveram como vítima a irmã da companheira do homem, que tinha aproximadamente 14 anos à época. Segundo o processo, o homem se aproveitava de ocasiões em que a adolescente ia dormir na casa dele para obrigá-la a praticar atos libidinosos contra ela.
Após investigação da Polícia Civil, ele foi processado e condenado pelo cometimento dos crimes apurados, com sentença definitiva confirmada pelo Tribunal de Justiça no ano de 2016.
Porém, o mandado de prisão expedido contra o condenado nunca havia sido cumprido, porque ele não foi mais encontrado pelas autoridades.
Localização do homem pela Polícia Civil
Recentemente, um investigador da Polícia Civil de São Bento do Sul se propôs a identificar o paradeiro do homem e verificou que provavelmente ele estaria morando no Paraguai, para onde teria ido com a intenção de se ocultar das autoridades brasileiras.
O investigador elaborou minucioso relatório das informações que conseguiu apurar e encaminhou ao Centro Integrado de Operações de Fronteira da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (CIOF/SENASP/MJSP), que realizou as tratativas necessárias junto ao Oficialato de Ligação da Policia Federal junto à Polícia Nacional do Paraguai em Assunção – Paraguai.
Dessa forma, na manhã da quarta-feira (4), a Polícia Nacional do Paraguai em Assunção – Paraguai e a Dirección General De Investigación Criminal do Paraguai localizaram e prenderam o homem pelo crime que havia sido condenado no Brasil.
O indivíduo foi expulso pelo Paraguai e entregue à Polícia Federal de Foz do Iguaçu, nos termos de Acordo de Cooperação Internacional entre Instituições Policiais, para posterior remessa ao Sistema Penitenciário, onde cumprirá a pena pela condenação imposta. Prestou apoio também na ação o Comando Tripartite – Policia Federal em Foz do Iguaçu.