
A greve do Sintrasem (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis), que atinge diferentes áreas da cidade de Florianópolis tem causado impactos significativos nos serviços de educação e saúde, com adesões variadas em diversos bairros e unidades.
Educação
Nas escolas, a situação apresenta uma divisão entre unidades com atendimento integral, parcial e sem atendimento. Das escolas de EBM (Educação Básica Municipal), nove seguem com atendimento integral, 18 com atendimento parcial e 12 sem atendimento. O percentual de adesão à greve entre os profissionais de educação é de 55,20%.
Nos NEIM (Núcleos de Educação Infantil Municipal), a greve também tem refletido nos serviços prestados. Das unidades, 36 mantêm atendimento integral, 37 oferecem atendimento parcial, e 12 unidades estão sem atendimento. A adesão à greve entre os profissionais da educação infantil é de 30,2%.
Saúde
No setor de saúde, as adesões à greve foram menores em termos percentuais, mas ainda causaram algumas alterações. Dos 2.095 colaboradores do setor, apenas 197 aderiram à greve, representando 9,4%.
A maioria dos serviços de saúde segue operando com poucos impactos, mas os pacientes afetados por alterações em consultas agendadas serão orientados sobre a remarcação, com outras informações disponíveis pelo Alô Saúde Floripa, no número 0800 333 3233.
A adesão ao movimento varia conforme a localização. No centro da cidade, a adesão é pequena, com destaque para a região de Córrego Grande, onde 75% dos profissionais aderiram à greve. Já no continente, o bairro Novo Continente teve a maior adesão, com 73,08%, enquanto em bairros como Abraão, Capoeiras, Coloninha, Monte Cristo, Sapé e Estreito, não houve adesão.
Na Norte da Ilha, bairros como Ingleses (65,22%) e Cachoeira do Bom Jesus (50%) registraram altas adesões, ao passo que outros locais, como Barra da Lagoa e Jurerê, tiveram percentuais menores. No Sul da Ilha, a adesão foi mais expressiva em regiões como Costa da Lagoa (50%) e Rio Tavares (38,46%).
Demais Serviços
Outros serviços essenciais, como o Caps e farmácias especializadas, também sofreram impactos, com a adesão variando de 1,85% em policlínicas e 18,35% no Caps Infantil.
Embora a greve cause desafios e transtornos, as autoridades locais estão trabalhando para minimizar os efeitos sobre a população, garantindo alternativas de encaminhamento e informações sobre remarcações, caso necessário.