
O advogado João Paulo Tavares Bastos Gama foi indicado para ser o novo superintendente do Porto de Itajaí. A indicação foi feita pelo governo federal, já que o terminal foi federalizado e passa pelo processo de transição administrativa.
No entanto, a nomeação será feita pelo Município devido ao Convênio Operacional firmado entre a Superintendência Portuária de Itajaí e a APS (Autoridade Portuária de Santos).
Nele, as duas equipes passam a atuar juntas nos levantamentos necessários à transição, manutenção de pessoal e empregos, contratos administrativos e licenças diversas de operação.
Atualmente, quem ocupa o cargo é o também advogado André Leme da Silva Fleury Bonini, que assumiu interinamente a superintendência em janeiro. O nome de João Paulo já era cotado, uma vez que foi nomeado pelo Governo Federal no final de 2024 para conduzir as negociações relacionadas ao processo de federalização.
Em nota, o Município de Itajaí informou que foi comunicado sobre a indicação de João Paulo na última quinta-feira (20).
“Como qualquer indicação ou sugestão, o processo passa por todos os trâmites legais e pelas análises dos órgãos de controle interno, como a Controladoria e a Procuradoria, respeitando também a Lei das Estatais. Estamos seguindo os trâmites amparados pelas normas, inclusive respondendo à Autoridade Portuária do Porto de Santos”, diz o comunicado.
Indicação foi apoiada pela Intersindical
João Paulo Tavares recebeu o apoio da Intersindical dos Sindicatos dos Trabalhadores Avulsos e Vinculados da orla portuária de Itajaí, Navegantes, Florianópolis e Região do Varejista de Itajaí, além do Conselho das Entidades de Itajaí.
O apoio foi manifestado após sua participação em uma sabatina sobre a importância do Porto para o crescimento da cidade. A reunião ocorreu na sede da Intersindical, em Itajaí, na terça-feira (26).
Um documento formalizando o apoio foi enviado ao prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL), e à APS. “Além de possuir uma reputação ilibada e um histórico de liderança na cidade, vossa senhoria já demonstrou empatia com os trabalhadores, não apenas os portuários, mas de forma geral”, diz o documento.
“Recebo com muita alegria essa indicação e assumo o compromisso com o crescimento do Porto de Itajaí e com os anseios da classe trabalhadora”, declarou o futuro superintendente durante a reunião.
Com informações de ND+.