Governo do Estado aumenta restrições para eventos com chegada de variante Ômicron

Foto: Governo do Estado / Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina publicou portaria nesta terça-feira (30) com novas restrições, logo após a chegada da variante do Covid-19 chamada de Ômicron, oriunda da África do Sul — um casal chegou infectado no Estado de São Paulo. Entre os novos regramentos, eventos de grande porte ao ar livre com mais de 500 pessoas deverão controlar o acesso, com impedimento de pessoas não vacinadas ou que não apresentem teste negativo para coronavírus.

Esse controle de acesso deve seguir as recomendações do protocolo “Evento Seguro”, que estabelece quatro condições básicas: Pessoas com 18 anos ou mais de idade devem apresentar comprovante de vacinação completa contra Covid-19 (duas doses ou dose única) ou teste negativo para coronavírus (RT-qPCR ou Antígeno); pessoas entre 12 e 17 anos devem ter pelo menos uma dose da vacina, ou teste negativo para a doença.

Já para menores de 12 anos, está dispensada a vacinação ou testagem, sendo exigida apenas a companhia dos responsáveis. Por fim, o uso de máscaras de proteção individual cobrindo nariz e a boca é obrigatória para todos os participantes no evento inteiro. Em cinemas, teatros ou locais que possuam poltronas fixas, deve se respeitar o intervalo de um acento vazio após um ocupado — familiares que habitam na mesma residência podem sentar lado a lado.

Outra portaria publicada pelo governo estabelece regras mais rígidas para a visitação de idosos em instituições de longa permanência, como asilos. Também obriga o afastamento de profissionais que trabalhem nesses locais e apresentem alguns dos sintomas de Covid-19, entre outras medidas.

Réveillon

Em entrevista ao programa Ligado na Cidade, o Secretário Municipal de Turismo, Juliano Pires, confirmou as atividades do Réveillon de Florianópolis. A Avenida Beira-Mar Norte, por exemplo, será fechada para o público acompanhar a queima de fogos, no entanto, shows e apresentações musicais estão vetadas. Com a nova portaria, o evento corre risco de não ser realizado, visto que com o protocolo “Evento Seguro” a prefeitura pode ter dificuldades de filtrar o público presente no local.

 

 




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%