03/09/2025, 11h17 - Atualizado em 03/09/2025, 11h17
Foto: Leo Munhoz/Reprodução
O Governo de Santa Catarina, por meio da SED (Secretaria de Estado da Educação), lançou o programa Escola Boa, considerado um dos maiores investimentos já realizados na educação catarinense. A iniciativa integra o movimento Educação Levada a Sério e prevê R$ 3,6 bilhões em melhorias de infraestrutura, manutenção, uniformes, material escolar, segurança e conectividade.
Ao todo, as 1.038 unidades estaduais receberão revitalização completa, com pintura, manutenção intensificada, climatização de todas as salas de aula, novos mobiliários, equipamentos tecnológicos e internet wi-fi. O pacote inclui ainda videomonitoramento em 100% das escolas, com a instalação de 10.500 câmeras, 21.300 sensores de presença e 1.038 botões de pânico.
Estão previstas 199 escolas reformadas e ampliadas, 128 novos ginásios, 95 parques infantis, 10 novas escolas e a entrega de 5,7 mil aparelhos de ar-condicionado até 2026.
Uniformes e material escolar
Os 519 mil estudantes da rede estadual também receberão kits individuais de uniforme.
Ensino Fundamental: camisetas (manga curta, longa e regata), bermuda, short saia, calça, jaqueta, moletom, meia e tênis.
Ensino Médio: jaqueta acolchoada e duas calças jeans.
Além disso, haverá a entrega de kits de material escolar.
Apoio ao transporte e avaliação
O pacote inclui ainda a compra de 100 novos ônibus escolares e a implementação do SEAESC (Sistema Estadual de Avaliação da Educação Básica), que pretende medir e aprimorar a qualidade do ensino.
Declarações
O governador Jorginho Mello afirmou que o programa representa uma recuperação histórica:
Foto: SECOM/Reprodução
“Estamos recuperando não só a estrutura física, mas também a autoestima do professor, do aluno e das famílias. A educação é a maior avenida da vida e esse investimento vai transformar o futuro de Santa Catarina.”
Já a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, destacou a dimensão inédita do investimento:
“Nunca tivemos um aporte tão expressivo na infraestrutura escolar. O compromisso é garantir que cada estudante tenha orgulho de estudar em uma escola pública de qualidade.”
Educação Levada a Sério
O Escola Boa é um dos quatro eixos do movimento Educação Levada a Sério, que soma R$ 4,1 bilhões em investimentos. O plano engloba também:
Qualifica SC (formação continuada de professores);
Transforma SC (ampliação do ensino técnico e profissional);
CaTec+ (integração da educação com os arranjos produtivos regionais).
Programas como Universidade Gratuita e Fumdesc complementam a estratégia, reforçando a permanência no ensino superior e o impacto socioeconômico em todo o estado.
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.Ok