
O Governo do Estado recebeu na quinta-feira (14), os prefeitos dos 11 municípios que integram a Região da AMFRI (Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí) para alinhar ações e definir próximos passos do Promobis (Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí).
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
O encontro foi realizado na Secretaria de Estado da Fazenda, no Centro Administrativo, com abertura do Secretário Executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen e participação do Secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, além de de representantes do CIM-AMFRI (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMFRI).
As conversas antecedem a etapa de assinatura dos termos de parceria entre o Governo do Estado e o CIM-AMFRI, prevista para outubro, com investimento estadual estimado em US$ 24 milhões para estudos e obras preparatórias.
A operação de crédito com o Banco Mundial já recebeu pareceres favoráveis da Secretaria do Tesouro Nacional e, nesta semana, no último dia 12, da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, quando entrou para tramitação na Casa Civil. A formalização é estimada pelo CIM-AMFRI até setembro. O valor aportado pelo Estado irá complementar os recursos internacionais, funcionando como contrapartida para acelerar as ações previstas no projeto.
“O avanço dos pareceres em âmbito federal sobre a operação de crédito com o Banco Mundial traz urgência para nos organizarmos, entre Estado e municípios, para consolidar os grupos de trabalho que farão o Promobis evoluir. A visão do governador Jorginho Mello é de interligar as regiões que serão as mais conurbadas nos próximos vinte anos, que é por onde também passará o crescimento econômico. Não é um sonho distante. Ou organizamos isto agora ou paramos “, afirmou o secretário Paulo Bornhausen.
O secretário Cleverson Siewert destacou o papel de articulação da administração estadual no processo. “O Governo do Estado está presente para apoiar o consórcio e as prefeituras, de forma que esse projeto funcione de forma coordenada, com objetivos claros e bem alinhados. Temos a orientação do governador Jorginho Mello de contribuir para fazer desta iniciativa um exemplo para o Brasil”, reforçou.
Protocolo de intenções
A agenda contou com duas reuniões sequenciais. A primeira, na Secretaria da Fazenda, tratou da aplicação do protocolo de intenções do Promobis com atualização do status e cronograma de execução.
Entre os encaminhamentos, foram discutidas a descentralização do serviço de transporte intermunicipal da região da AMFRI, com a formação de grupo de trabalho e agendamento de reunião com a Secretaria de Infraestrutura; o apoio institucional para licenciamentos e autorizações, com criação de grupo de trabalho e reunião junto ao IMA (Instituto do Meio Ambiente); e a contrapartida do CIM-AMFRI, com cumprimento das cláusulas de efetividade necessárias para a assinatura do financiamento.
“Tivemos uma reunião importante de encaminhamentos com o Governo do Estado, hoje, de quem receberemos o aporte de US$ 24 milhões de dólares. Este recurso é o impulso para os nossos projetos que incluem obras e mobilidade urbana, com ônibus elétricos para 11 municípios e o túnel imerso entre Itajaí e Navegantes”, citou o prefeito de Itajaí e presidente do Consórcio CIM-AMFRI, Robison Coelho.
Parceria Público-Privada
Na sequência, a reunião na InvestSC teve como foco a estruturação da PPP (Parceria Público-Privada) para o túnel imerso entre Itajaí e Navegantes. Também houve atualização do status do Promobis e apresentação do cronograma de execução, seguidas das discussões sobre os estudos de engenharia e a modelagem da PPP, incluindo a formação de grupo de trabalho, definição do escopo e forma de contratação, e a realização de um road show para apresentação do projeto a potenciais investidores.