Governo de Santa Catarina confirma novos concursos para reforçar a segurança pública

Governo de Santa Catarina confirma novos concursos para reforçar a segurança pública
Foto: Eduardo Valente/GOVSC

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), confirmou a realização de novos concursos públicos para diversas forças de segurança do Estado. O anúncio foi feito durante entrevista ao Grupo ND, quando o chefe do Executivo destacou os investimentos e estratégias adotadas para reforçar o efetivo policial em todo o território catarinense.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Segundo Jorginho, o Estado já realizou concurso para 1.200 novos agentes da Polícia Militar, dos quais 600 já estão em atuação. Os demais seguem em formação na academia da corporação. A distribuição dos novos policiais levou em consideração um levantamento detalhado sobre ocorrências e incidência de crimes, para garantir uma alocação mais equilibrada por região.

“Fizemos um levantamento criterioso, analisando o número de boletins de ocorrência e a incidência de crimes em cada região, para distribuir de forma mais justa os policiais pelo Estado”, explicou o governador.

Mais concursos na segurança pública

Além da Polícia Militar, o governador confirmou que outras corporações também serão contempladas com novos certames:

  • Polícia Civil: concurso para delegados e agentes, com mais de 300 novas vagas;

  • Polícia Científica e Corpo de Bombeiros: novos concursos já aprovados;

  • Polícia Penal: previsão de até 2 mil novas contratações, em resposta à ampliação do sistema prisional.

“O que estamos fazendo nunca foi feito nos últimos anos em Santa Catarina. É um grande chamamento de pessoas para deixar toda a área da segurança pública bem estruturada”, afirmou Jorginho Mello.

Contratações temporárias

Entre as novidades, está o modelo de contratação temporária, inspirado no Exército Brasileiro. A ideia é alocar esses profissionais em funções administrativas e burocráticas, permitindo que policiais efetivos sejam deslocados para o patrulhamento e ações nas ruas e escolas.

“A contratação temporária vai permitir que a força policial esteja mais presente nas ruas e nas escolas, reforçando a segurança da população”, destacou.

SC quer manter o título de Estado mais seguro do Brasil

Com essas medidas, o governo busca enfrentar a redução histórica no efetivo da segurança pública, que perdeu cerca de 2 mil policiais militares desde 2010. A meta, segundo o governador, é manter Santa Catarina como o Estado mais seguro do país, condição que, de acordo com ele, tem atraído cada vez mais investimentos.

“Não tenho dúvida de que esse reforço nas equipes vai garantir ainda mais segurança para os catarinenses e tornar o nosso Estado ainda mais atrativo para quem quer viver, empreender e investir aqui”, finalizou.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%