Nas últimas duas semanas, a Secretaria de Segurança Pública de Palhoça, que abriga a autoridade de trânsito municipal, recebeu frequentes contatos de cidadãos questionando sobre cobranças de multas emitidas pela Prefeitura. Trata-se de um golpe.
Os cidadãos informaram que receberam boleto de um banco privado informando sobre uma infração de trânsito do município de Palhoça e indicando a necessidade de pagamento da multa. O cabeçalho traz, como remetente da infração, a Prefeitura de Palhoça – inclusive com a informação correta do CNPJ e do endereço do centro administrativo. Porém, trata-se de um golpe.
A Prefeitura informa que o órgão de trânsito municipal não encaminha boletos de supostas infrações aos condutores. A prerrogativa de emitir a infração de trânsito é do Detran-SC (Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina).
O município tem, apenas, a prerrogativa de realizar a autuação. Sempre que a Guarda Municipal de Palhoça cadastra um auto de infração, o cadastro é feito diretamente no sistema do Detran-SC. A partir daí, o próprio órgão estadual toma as medidas cabíveis.
Portanto, quem receber um comunicado dessa natureza deve, sempre, buscar informações junto ao Detran-SC antes de efetuar qualquer tipo de pagamento.