Um grupo criminoso de São Paulo criou um site falso do Detran/SC para oferecer descontos no pagamento de IPVA por meio de pix. Eles foram alvos de operação da Polícia Civil de Santa Catarina nesta quinta-feira (9).
A operação “IPVA Falso” foi deflagrada por meio da Delegacia de Defraudações da Diretora Estadual de Investigações Criminais, com apoio das Policiais Civis de São Paulo e Maranhão e do Ministério da Justiça, por meio do Projeto I.M.P.U.L.S.E., que está inserido no Programa ENFOC.
Foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, sendo 18 em Imperatriz e um em São Luís, ambos os municípios do Estado do Maranhão; bem como dois em São Vicente e um em São José dos Campos, em São Paulo.
Os alvos do estado de São Paulo criaram um site falso do DETRAN/SC para oferecer facilidades para pagamento do IPVA, por meio do pix. As vítimas, por considerarem as condições atrativas, realizavam o pagamento do IPVA utilizando as chaves pix fornecidas no site.
No entanto, os depósitos eram direcionados a empresas de fachada administradas pelos falsários do Estado do Maranhão.
Mais de 200 vítimas foram identificadas no Estado de Santa Catarina, estimando-se o valor captado com fraudes ultrapassa o montante de R$ 100 mil.