A Prefeitura de Florianópolis, em conjunto com forças policiais da Capital e órgãos da administração municipal, realizou nesta sexta-feira, 22 de abril, a quinta edição da Operação Fio Desencapado. Desde a primeira fase da operação, já foram apreendidos cerca de 1,7 toneladas de fios de cobre. Ao todo, 11 pessoas foram detidas e cerca de 70 autos de infração e multas foram emitidos.
O objetivo é fiscalizar ferros velhos e combater o crime de receptação de itens provenientes de furto, como cabos de comunicação, fios, placas de sinalização de trânsito, hidrômetros, peças de arte, esculturas, entre outras.
A ação teve um teor preventivo e foram abordados cinco estabelecimentos que realizam compra e venda de itens metálicos. Não foram constatadas mercadorias irregulares e a equipe realizou medidas administrativas para solicitação de documentações. Entre agentes de polícia e fiscais, participaram da operação 60 profissionais.
A Operação Fio Desencapado é multisetorial, e a sexta fase contou com a participação da Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), Superintendência de Serviços Públicos (Susp), Vigilância Sanitária do município (Visa), Polícias Militar e