Na manhã desta sexta-feira (19), o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas), em apoio a investigação conduzida pela 13ª Promotoria de Justiça de Joinville, deflagrou a operação “Sob Encomenda III”, que apura crimes previstos a Lei de Organizações Criminosas, especialmente praticados por advogados e por faccionados reclusos no sistema prisional catarinense e de outros estados da federação.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva em endereços de quatro investigados. A operação quer desmantelar um esquema entre advogados e detentos do sistema prisional catarinense e de outros estados ligados a facções criminosas.
A investigação abrange diversas cidades, começando com uma advogada de Brasília, Distrito Federal. Os demais investigados estão detidos no Sistema Prisional de Santa Catarina, incluindo um advogado, distribuídos na Penitenciária de Florianópolis, no Presídio de Florianópolis e na Penitenciária Sul, em Criciúma.
A operação “Sob Encomenda I” teve início em agosto de 2021, visando interromper a prática da chamada “sintonia” entre advogados e membros de facções criminosas dentro do Sistema Prisional.
Segundo o Ministério Público de Santa Catarina, a investigação continua em sigilo, e novas informações serão divulgadas assim que os autos forem tornados públicos.