
Nesta quinta-feira (4), mais de 40 idosos recebem seus diplomas de formação no projeto Eu Sou um 60+ Conectado. A formatura acontece no CEMUPI (Centro Multiuso para Pessoa Idosa), no antigo Clube 12 de Agosto. O evento contará com a entrega de certificados, participação dos formandos, familiares e amigos, além de autoridades convidadas. A iniciativa busca capacitar idosos de Florianópolis para o uso consciente e seguro de celulares.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
“Quando a pessoa idosa aprende a usar o celular, ela não está apenas entrando no mundo digital, está fortalecendo sua independência e se conectando socialmente. A inclusão digital é também inclusão social, porque abre portas para que nossos idosos participem ativamente da vida em comunidade, mantendo vínculos, acessando serviços e se sentindo parte desse novo tempo”, afirma a assessora de Políticas Públicas da Pessoa Idosa, Sandra Maria Raimundo.
Durante dois meses, quatro turmas, com 12 participantes cada, tiveram aulas presenciais em diversos bairros do município, em parceria com os grupos de idosos do Programa Floripa 60+. As atividades ocorreram nos bairros Carianos, Lagoa da Conceição, Ingleses, Centro, Coqueiros, Estreito, Rio Tavares e também em duas turmas no CEMUPI.
Ao todo, 48 idosos concluíram a formação nesta edição, somando-se aos demais participantes qualificados pelo projeto desde 2022.
O Eu Sou um 60+ Conectado tem como objetivo promover a inclusão digital da pessoa idosa, ampliando o acesso à tecnologia e contribuindo para mais autonomia, segurança e envelhecimento ativo. O curso é totalmente gratuito. Nas aulas, os participantes aprendem a utilizar funções básicas do celular, aplicativos essenciais para comunicação, mobilidade, bancos e redes sociais, além de receberem orientações sobre segurança digital.
O projeto é desenvolvido com recursos do Fundo Municipal do Idoso administrado pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Florianópolis e realizado pelo CPDI (Criando Pontes Digitais Inclusivas), com apoio da Prefeitura de Florianópolis via Assessoria de Políticas Públicas da Pessoa Idosa.