Segundo a Defesa Civil, Santa Catarina entrou no “alerta vermelho” para temporais devido a formação de um ciclone extratropical em alto mar entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, associado ao calor e a umidade.
Entre o Extremo-Oeste e o Litoral Sul, o risco é muito alto para ocorrências relacionadas a vendavais com destelhamentos, queda de galhos e árvores, e danos na rede elétrica.
As regiões que mais devem ser afetadas pelos temporais são: Extremo-Oeste, Oeste, parte do Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Outras áreas, como Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, também devem ser atingidas, no entanto, em menor intensidade. Há ainda chance de chuva intensa e queda de granizo.
No Oeste, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul e Argentina, os temporais começam no final da manhã de quinta, informa a Defesa Civil. Na parte da tarde e início da noite, as chuvas avançam para as outras regiões de Santa Catarina.
A Defesa Civil recomenda:
- Durante os temporais busque um local abrigado longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados;
- Na praia, jamais fique na água;
- Jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.