Força-tarefa fiscaliza ferros-velhos em São José, apreende fios sem origem e autua estabelecimentos

forca-tarefa-fiscaliza-ferros-velhos-em-sao-jose-apreende-fios-sem-origem-e-autua-estabelecimentos
Foto: Prefeitura de São José/Reprodução

A força-tarefa da Operação Alta Tensão avançou para sua terceira fase nesta quinta-feira (17) com fiscalizações no bairro Serraria, em São José. A ação, que reúne Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Fiscalização de Posturas e a Susp (Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos), tem como foco vistoriar empresas de reciclagem, combater a receptação de cabos furtados e coibir outras irregularidades.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Durante a operação, três estabelecimentos foram inspecionados. Dois estavam sem alvará de funcionamento e um terceiro armazenava fios de cobre sem comprovação de origem. O material foi apreendido e encaminhado à Polícia Civil, onde será feita investigação sobre possível crime de receptação dolosa.

O comandante da Guarda Municipal de São José, Diego Molina, destacou a importância da atuação integrada. “A junção dos órgãos garante uma fiscalização completa dos estabelecimentos e impede que produtos ilícitos entrem no comércio”, afirmou.

Além da verificação da procedência dos materiais, também foram avaliadas as condições de segurança dos locais. O Corpo de Bombeiros autuou um dos estabelecimentos por equipamentos de segurança vencidos, concedendo prazo para regularização.

De acordo com o sargento da Polícia Militar Fernando da Veiga, as três fases da operação já retiraram mais de 160 quilos de material sem procedência das ruas. “O trabalho conjunto está dando resultados. Não vamos permitir que ferros-velhos continuem como pontos de receptação de cabos furtados”, afirmou.

O fiscal de posturas da Susp, Adriano Félix da Cunha, acompanhado da agente de fiscalização Karina Stahelin Moschetta, informou que um dos estabelecimentos foi notificado por estar com a documentação em trâmite na prefeitura. Outros dois estavam isentos de alvará por serem MEI (Microempreendedores Individuais).

Na semana passada, a operação também vistoriou empresas em Forquilhinhas e no Distrito Industrial, resultando em novas notificações. As ações integram um calendário permanente de fiscalização voltado ao combate ao furto de cabos e à regularização do setor de reciclagem.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%