O Programa Floripa Se Liga na Rede iniciou as inspeções para combater irregularidades nas residências do Estreito, no Continente. O novo bairro passou a ser contemplado nesta segunda-feira (21) e nele serão checadas residências que possuam rede de esgoto em situação irregular.
Os moradores do local já começaram a ser alertados sobre a inspeção, com avisos de motosom e a preparação de um outdoor para informar a população local. As equipes também emitirão dois comunicados e um aviso de última chamada aos moradores do bairro ao longo dos meses de trabalho na localidade. Os informes são utilizados para contatar os residentes sobre a presença do programa e o interesse em inspecionar o domicílio.
Segundo a prefeitura da Capital, o tempo para a adequação varia de acordo com a irregularidade encontrada. Para o conserto de problemas considerados comuns, como ausência de caixa de gordura, a mais recorrente entre os domicílios inspecionados, são estipulados 30 dias. Para os registros de esgoto despejados na rede pluvial, são determinados 15 dias para correção, que fica sob responsabilidade do proprietário do imóvel. Após o período informado, é orientado que os responsáveis corrijam o problema e, na sequência, façam contato com os técnicos novamente para solicitar o retorno e nova avaliação.
Com a adição do novo bairro ao roteiro de inspeções, o programa passará a atuar paralelamente em quatro localidades, sendo o Estreito, Costeira do Pirajubaé, Saco dos Limões e Córrego Grande, este último anunciado no primeiro semestre do ano.