A Jovem Pan News Florianópolis realizou na noite de terça-feira (23) o primeiro Painel Floripa do Futuro. Foram recebidos especialistas na sede da Acif (Associação empresarial de Florianópolis), para debater segurança jurídica, turismo e tecnologia, além do crescimento ordenado da cidade.
Destas discussões, surgem propostas para ajudar a melhorar Florianópolis para os próximos anos. O evento realizado nesta terça-feira contou com uma grande participação de autoridades, representantes de importantes setores e também da sociedade civil.
O Painel foi dividido em três partes. Na primeira delas, no qual os presentes debateram segurança jurídica, o presidente da Acif, Célio Bernardi, destacou que um dos principais pontos para o desenvolvimento da cidade é a desburocratização.
“A desburocratização e simplificação nessa parte de projetos para reduzir o tempo de emissão de alvarás e licença, a própria questão de aplicação maior da lei da liberdade econômica dentro do nosso município, com a extensão do número de CNAES (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), acho que é uma avaliação que a gente precisa fazer. A gente tem que entender efetivamente onde estão os pontos e construir uma dinâmica para que isso seja combatido”, ressaltou.
Destacando o turismo e a tecnologia, Jane Balbinotti, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Eventos em Santa Catarina, destacou que o turismo e os eventos têm que ser explorados durante todo o ano e não apenas na temporada de verão.
“Florianópolis é vista como um dos locais mais caros para se fazer eventos e essa é uma grande reclamação que eu ouço dos meus colegas. O que fazer para que isso mude? Para mim, basicamente, é falta de visão de quem empreende no setor, porque todo mundo só fala de temporada de férias, verão, três meses no ano. Para mim, três meses do ano deveria ser a cereja do bolo. Deveríamos apostar e criar condições para trazermos eventos para Florianópolis”, disse.
E para finalizar o painel, foram debatidas soluções para o crescimento ordenado da cidade. O secretário Municipal de Planejamento e Inteligência Urbana, Michel Mittman, destacou a importância de um plano para tornar a cidade mais “inclusiva”.
O painel Floripa do Futuro terá mais duas edições ainda em agosto em parceria com a Associação Empresarial de Florianópolis. A íntegra da edição está disponível no canal do YouTube da Jovem Pan Florianópolis.