
O Aeroporto Internacional de Florianópolis conquistou um reconhecimento inédito no Brasil ao receber a certificação ACA (Airport Carbon Accreditation) Nível 4, concedida pelo ACI (Conselho Internacional de Aeroportos). Com isso, o Floripa Airport se torna o único aeroporto do país a atingir esse patamar. A certificação ACA avalia o desempenho ambiental dos aeroportos em uma escala de 1 a 5.
O nível 4 atesta que o Floripa Airport vem reduzindo consistentemente suas emissões (nível 2), engajando parceiros no controle do carbono (nível 3) e implementando ações concretas para alcançar o Net Zero até 2040 – meta alinhada ao Acordo de Paris e ao IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change).
Em 2024, o aeroporto reduziu sua pegada de carbono para 199 toneladas de CO₂, frente às 377 toneladas registradas em 2023. Para atingir a neutralidade de emissões em 2040, a meta é chegar a 111 toneladas anuais.
Esse avanço é resultado do trabalho da Zurich Airport Brasil, concessionária responsável pelo terminal, que monitora 30 categorias de fontes emissoras, desde o deslocamento de funcionários até a escolha de fornecedores com menor impacto ambiental. Entre as iniciativas, destaca-se o projeto 400 hertz e PCA, que fornece energia limpa para aeronaves em solo.
A tecnologia, adotada por todas as companhias aéreas que operam no aeroporto, evitou a emissão de 2.734,7 toneladas de CO₂ entre março e dezembro de 2024 – o equivalente ao sequestro de carbono realizado por 21 mil árvores da Mata Atlântica.
Processo de certificação
O processo de certificação envolveu duas auditorias internacionais, incluindo uma verificação independente por uma empresa de Portugal e uma análise da própria ACI.
O resultado foi anunciado na última semana. O ACI Airport Carbon Accreditation é o único programa global de certificação de gestão de carbono exclusivo para aeroportos.
“A conquista é extraordinária e demonstra o engajamento de diversas áreas da empresa na gestão sustentável de suas ações”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil. “Esse reconhecimento é motivo de orgulho e prova que estamos no caminho certo com nossas estratégias ESG”, complementa.
Rafael Echevarne, diretor-geral da ACI-LAC, parabenizou a Zurich Airport Brasil por esta importante conquista. “A acreditação do Floripa Airport no Nível 4 – Transformação do programa ACI Airport Carbon Accreditation demonstra um forte comprometimento com a sustentabilidade e a mitigação das mudanças climáticas”, ressalta Echevarne.