
O Floripa Airport (Aeroporto Internacional de Florianópolis) confirmou presença no Simulado Geral de Desastres, marcado para o dia 18 de maio. A iniciativa é organizada pela Proteção e Defesa Civil Estadual de Santa Catarina e terá participação de municípios de diversas regiões do Estado, além de órgãos públicos e entidades privadas.
O exercício tem como objetivo testar e aprimorar a capacidade de resposta coordenada diante de diferentes tipos de desastres, como inundações, deslizamentos e vendavais. A atividade é considerada uma das maiores já realizadas em Santa Catarina no campo da proteção e defesa civil.
A confirmação da participação do aeroporto ocorreu durante uma reunião técnica entre representantes da Proteção e Defesa Civil estadual, da Defesa Civil Municipal de Florianópolis e da equipe do Floripa Airport. Na ocasião, foi apresentado o Plano de Contingência do aeroporto, além de detalhes sobre sua estrutura de emergência.
“A parceria com o aeroporto é fundamental, pois em situações de desastre, a mobilidade aérea pode ser essencial tanto para o envio de ajuda humanitária quanto para a retirada de pessoas em áreas de risco”, afirmou o coordenador regional da Defesa Civil, Sargento BM Miranda.
Para o especialista em resposta a emergências do Grupo Zurich Airport Brasil, Diórgenes Peixoto Pereira, a ação integrada é essencial:“A responsabilidade não está apenas dentro do aeroporto; ela tem um impacto em nível nacional. Entendemos a importância da participação, porque a atuação da Proteção e Defesa Civil é essencial em nossas contingências e ocorrências internas.”