
A companhia aérea Latam começa a operar voos diretos para a Argentina a partir de 1º de janeiro de 2026 saindo de Florianópolis. As viagens partindo do Floripa Airport serão realizadas com aeronaves Airbus A320 e A321, com capacidade entre 174 e 216 assentos, incluindo assentos na categoria Premium Economy.
Na temporada de 2025, a Argentina, tradicional origem de visitantes, liderou o ranking de movimentação de passageiros internacionais em SC, segundo o Floripa Airport. De dezembro a fevereiro, 258 mil pessoas utilizaram os voos que ligam Florianópolis a Buenos Aires, Córdoba e Rosário – crescimento de 58% no número de passageiros em relação à temporada passada.
De acordo com a Embratur, o Brasil é o principal destino aéreo dos argentinos. Somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas quase 2 milhões de chegadas de visitantes do país vizinho.
Para o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, o Estado ganha mais um reforço na sua malha aérea internacional consolidando o crescimento na movimentação de passageiros.
“O Estado tem o terceiro maior movimento do Brasil. Foram 900 mil em 2024 e estamos projetando 1,2 milhão para 2025. O que significará um crescimento de 700% em apenas três anos”, disse.
Na avaliação da diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, Aline Mafra, a nova rota facilita o acesso e oferece mais opções de viagem, aumentando a conectividade na América do Sul de forma sustentável. “A expansão de rotas impulsiona o turismo bilateral, permitindo que mais brasileiros e argentinos descubram as belezas e oportunidades de cada país, mas também fortalece laços comerciais e culturais”, afirmou.
A Latam também informou que a partir de agosto, ampliará o volume de voos do aeroporto de Brasília para Florianópolis (de 7 para 14 frequências semanais).