Florianópolis recebe novos leitos de UTI e enfermaria para combater sobrecarga na saúde

 

Foto: Governo de Santa Catarina

A região metropolitana da capital catarinense ganha um importante reforço na área da saúde com a abertura de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral adulto e mais 17 de enfermaria no Hospital Florianópolis. As ampliações respondem à sobrecarga no sistema de saúde. As novas dependências foram inauguradas pelo governador Carlos Moisés na tarde desta segunda-feira,(13), no bairro Estreito, na Capital. 

Com os novos leitos instalados no Hospital Florianópolis, o estado passa a ter 762 unidades, atualmente, ativas de terapia intensiva adulto. A unidade amplia de 10 para 20 leitos geral adulto, ou seja, dobra sua capacidade de internações. Na enfermaria, aumenta de 40 para 57. 

O secretário adjunto da Saúde, Alexandre Lencina Fagundes, pontuou que o Governo reorganizou a rede para garantir a assistência à população em todas as regiões.

“O Hospital Florianópolis fez um importante papel no enfrentamento da pandemia, sendo referência, e hoje também colabora com as outras linhas de cuidado. Entregamos mais estrutura, mais serviços de qualidade. Esse é o nosso propósito na lógica da regionalização de saúde, para que a população tenha atendimento próximo de suas residências.” 

A obra é uma parceria entre o Hospital Florianópolis e o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde e o Instituto Maria Schmitt (IMAS) – a entidade gestora. Estes leitos serão custeados por meio de aditivo ao contrato principal, no valor de R $487.814,25 (acréscimo mensal para 10 leitos UTI) e de R $379.082,84 (acréscimo mensal para 17 enfermarias). O repasse permanece durante toda a vigência do contrato. 

A presidente da Associação Amigos do Hospital Florianópolis, Ivonete Brüggemann, destacou que as ampliações são fundamentais para oferecer um melhor atendimento. “O hospital está com um grande número de internações. Tudo que venha a melhorar é bem-vindo. Hoje, 13 de junho, é um dia que ficará marcado na história dessa unidade.”




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%