A Secretaria de Saúde e Diretoria de Vigilância em Saúde de Florianópolis, vai fazer a fiscalização e orientar os familiares que visitam cemitérios municipais no Dia de Finados, 2 de novembro. A ação é para conter possíveis aglomerações e evitar mais contágio por Covid-19 na Capital.
As equipes de combate às endemias também realizam ações para combate à dengue em cemitérios no dia seguinte. Na ação os agentes farão vistorias e eliminação de situações de risco para proliferação de mosquitos.
As ações de fiscalização da Vigilância Sanitária também acontecerão por meio de força-tarefa com parceria das forças policiais como Guarda Municipal e Polícia Militar, além da SUSP (Superintendência de Serviços Públicos).
As práticas serão voltadas para fiscalizar eventos com mais de 500 pessoas e locais com pistas de dança. A fiscalização já vem sendo feita desde a semana passada com este objetivo para que os estabelecimentos já estejam preparados quando o Passaporte da Vacina for implantado.
Atualmente é exigido que os participantes dos eventos estejam completamente imunizados ou apresentem um teste de COVID-19 do tipo RTqPCR feito nas 72 horas anteriores ao evento ou Pesquisa de Antígeno de SARS-Cov-2 por swab realizado 48 horas antes com resultado “negativo, não reagente ou não detectado”.
A administração municipal reforça que o Passaporte da Vacina está previsto para entrar em vigor a partir do dia 16 de novembro e que até lá todas as medidas de fiscalização serão tomadas para a segurança da população de Florianópolis.