O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (sem partido), e o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina, querem incluir 9 obras da Capital no projeto do Plano 1000. Para buscar os recursos, ambos tem uma reunião agendada com o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli. Atualmente, o Governo de Santa Catarina tem sobra de recursos e encaminha dinheiro para várias cidades.
Das 9, quatro delas pertencem ao formado PIX, que consegue dar um repasse imediato ao município para fazer a execução. Como Florianópolis já tem muitas obras com projetos prontos, basta apenas o recurso para a execução.
A reunião para a apresentação dos projetos deve acontecer no Centro Administrativo de Santa Catarina. Esta seria a terceira tentativa de Florianópolis de incluir obras no Plano 1000. Diversas cidades do interior já receberam recursos, mas parte das obras ainda não estão sendo executadas.
O Plano 1000 é considerado pelo próprio governo como o maior projeto municipalista da história de Santa Catarina, destinando R$ 7,3 bilhões para transformar projetos em obras estruturantes que promovam o desenvolvimento e mais qualidade de vida. Pelo programa, os municípios catarinenses receberão recursos equivalentes a R$ 1 mil por habitante.