
A Prefeitura de Florianópolis assina na manhã desta segunda-feira (19), às 10h, o convênio para a implantação dos primeiros trechos do sistema BRT (Bus Rapid Transit) na capital catarinense. A iniciativa será viabilizada com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal, que destinou R$ 159 milhões ao projeto por meio do Ministério das Cidades.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
O convênio contempla os trechos 1 e 2 do BRT, que ligam o Titri (Terminal de Integração da Trindade) ao bairro Saco dos Limões, com cerca de 5,2 quilômetros de extensão. Além disso, está prevista a implantação de uma faixa exclusiva para ônibus na avenida Mauro Ramos, no Centro da cidade, em um trecho de 2,67 quilômetros. A via deverá passar por adequações para priorizar o transporte coletivo.
O projeto inclui ainda a readequação e instalação de 20 abrigos de ônibus e a construção de nove estações de embarque de passageiros. O prazo estimado para a execução das obras é de três anos.
Após a assinatura do convênio, o projeto será revisado pela empresa contratada. Em seguida, passará pela análise e aprovação da Caixa Econômica Federal. O lançamento do processo licitatório ocorrerá na última etapa, o que deve acontecer dentro de um prazo de seis a oito meses, segundo a prefeitura da capital.
O BRT é um sistema de transporte coletivo baseado em ônibus articulados que operam em corredores exclusivos, com estações de embarque rápidas e alta capacidade de passageiros. Considerado mais econômico e flexível do que os sistemas de transporte sobre trilhos, o modelo permite uma implantação mais ágil e com menor custo.