Para a temporada de verão 2024/2025, Florianópolis espera um incremento de turistas em relação à temporada anterior, resultado que deve impactar diretamente na busca por serviços e trazer reflexos positivos à economia da Capital.
A expectativa de acréscimo do público se deve ao aumento da malha de voos internacionais, os preços atrativos no modal rodoviário e os grandes eventos consolidados da cidade, como o Carnaval, que no próximo ano terá duas noites de desfiles das escolas de samba.
Segundo a secretária Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Zena Becker, o turista já se antecipou e não só fez a reserva, como já pagou, inclusive para réveillon e natal. “Conforme a perspectiva dos hoteleiros, em conversas que tive pessoalmente com eles, a gente vai ter com certeza muito mais turista do que ano passado. Além de tudo, estamos com muitos voos comerciais diários. A previsão é um verão seco, e já estamos organizados para natal e réveillon e as expectativas são excelentes”, ressalta.
Com mais de 42 praias, segurança e atendimento em saúde diferenciado para turistas, a Capital recebeu dois milhões de pessoas na temporada de verão 2023/2024, segundo levantamento da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes do município.
A maioria dos turistas que estiveram em Florianópolis na última temporada de verão considerou a oferta dos serviços na cidade como boa ou ótima, segundo avaliação da Fecomércio/SC, colocando a Capital dentro da “zona de excelência” em satisfação dos visitantes.
Uma solução que vem se difundindo em Santa Catarina é o alargamento da faixa de areia das praias. O município de Balneário Camboriú foi exemplo recente disso. Ingleses e Jurerê também puderam celebrar o resultado do investimento da Prefeitura de Florianópolis e do Governo de Santa Catarina na mesma direção.
O projeto de alargamento das praia em Jurerê e Ingleses trouxe uma transformação significativa para a região, beneficiando moradores e visitantes. A praia de Jurerê passou a contar com 40 metros de largura em toda a extensão contemplada e Ingleses cerca de 45 metros.
Para Luis Fernandes Schirmer Schneider, proprietário de restaurante em Jurerê, o alargamento da praia é um sonho que se tornou realidade. Ele afirma que não só o seu restaurante será beneficiado, mas todos os estabelecimentos de Jurerê.
“Essa entrega é um sonho se tornando realidade. Não tenho palavras para agradecer ao governador Jorginho Mello e à prefeitura de Florianópolis. Não precisaremos mais nos preocupar com maré cheia, agora nos preocuparemos com restaurante cheio”, comemora.