Florianópolis é reconhecida por lei como Capital brasileira das startups

Florianópolis é reconhecida por lei como Capital brasileira das startups
Foto: Canva/Reprodução

Florianópolis agora é reconhecida legalmente como a Capital Nacional das Startups. A Lei número 14.955 foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (2).

Esse título diferenciado resultou do Projeto de Lei 4.987/2019, do deputado federal Carlos Chiodini (MDB), que no Senado contou com a relatoria do senador catarinense Esperidião Amin. A nova lei foi divulgada no Diário Oficial da União dia 02 de setembro e passa a vigorar em 30 dias após essa publicação.

O projeto, aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara, avançou com base em argumentos apresentados por Carlos Chiodini, como o fato de Santa Catarina ser líder em número de empresas de inovação e de base tecnológica, instaladas principalmente na capital, Florianópolis.

Como relator, o senador Esperidião Amin também destacou que Florianópolis é referência nacional em inovação e empreendedorismo, contando com parques tecnológicos e oferta e infraestrutura para startups. Amin também citou incentivos do município ao setor de tecnologia.

Polo de tecnologia, Florianópolis conta com um ecossistema completo para impulsionar empresas nascentes de tecnologia, além de sediar o maior evento do país de TI exclusivo para startups, o Startup Summit.

Como a arrecadação municipal tem sua maior receita de Imposto sobre Serviços (ISS) da área de tecnologia, há anos também é chamada de “Ilha do Silício”, numa referência ao Vale do Silício, principal polo de tecnologia dos Estados Unidos.

Para o presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Diego Ramos, esse título nacional consolida a importância de Florianópolis no setor de tecnologia e a entidade trabalha para que Santa Catarina seja considerada uma referência internacional em inovação.

“É mais um reconhecimento que consolida a importância de Florianópolis, que em 2023 já foi premiada com o melhor ecossistema de inovação de grande porte do Brasil. A ACATE tem como meta ajudar a transformar Santa Catarina em um uma referência internacional em inovação e sabemos que Florianópolis tem o potencial para puxar esse movimento juntamente das outras regiões do Estado. A nossa Ilha do Silício já tem um ecossistema de tecnologia consolidado, forte e que impulsiona a economia como o maior arrecadador de ISS do município, com um crescimento de 85% nos últimos quatro anos. Além disso, é um setor que transforma vidas ao empregar na Grande Florianópolis quase 50 mil pessoas em cargos que pagam em média duas vezes mais do que setores tradicionais como o comércio e a construção”, enfatiza o presidente da Acate, Diego Ramos.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%