Florianópolis foi reconhecida como a cidade mais inteligente e conectada do Brasil na edição 2024 do Ranking Connected Smart Cities. A Capital catarinense lidera o ranking, seguida por Vitória (ES), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Niterói (RJ), que completam o Top 5. Este é a décima vez que Florianópolis figura entre as dez melhores cidades do estudo, reafirmando o papel de destaque no cenário nacional.
Além disso, Santa Catarina se destaca, com sete cidades ocupando posições no Top 100, consolidando o Estado como referência em inovação e desenvolvimento. Entre as dez primeiras, quatro cidades não são capitais: Niterói (5º lugar), Barueri (9º), São Caetano do Sul (7º) e Balneário Camboriú (6º), que também se destacaram no ranking.
Florianópolis se destaca em nove eixos
Florianópolis se destacou em diferentes critérios avaliados pelo Ranking Connected Smart Cities. Além do primeiro lugar no ranking geral, a cidade liderou entre os municípios da região Sul e as cidades com mais de 500 mil habitantes.
No eixo de mobilidade, a Capital catarinense ocupou a terceira posição, com um índice de 44,6 km de ciclovia para cada 100 mil habitantes, sete vezes superior ao de São Paulo. Em segurança, Florianópolis também foi a terceira colocada, enquanto no eixo saúde ficou em quarto lugar.
No quesito tecnologia e inovação, alcançou a quinta posição, destacando-se com uma velocidade média de conexão de 456,2 Mbps, cobertura de 98,3% com sinal 5G e 52,9% de domicílios com acesso à banda larga. O município também registrou 46,9% dos empregos formais ocupados por pessoas com ensino superior completo.
Em termos de infraestrutura urbana, Florianópolis avançou na cobertura de saneamento básico, tratamento de esgoto e recuperação de materiais reciclados. No eixo empreendedorismo, a cidade registrou um crescimento de 15,2% em empresas de tecnologia.
Já em economia criativa, a capital catarinense obteve 19,3% de crescimento e 8,8% no número de microempreendedores individuais (MEIs). A cidade também conta com dois parques tecnológicos, fortalecendo ainda mais seu ambiente de inovação.
Sete cidades catarinenses se destacam no ranking
Balneário Camboriú, com nota 36,699, ficou na sexta colocação geral das cidades inteligentes, enquanto Jaraguá do Sul, Blumenau, Itajaí, Joinville, Criciúma e Chapecó também aparecem entre as 100 cidades mais inteligentes. Os destaques são:
- Jaraguá do Sul: 19ª posição, nota 34,054;
- Blumenau: 27ª posição, nota 33,216;
- Itajaí: 29ª posição, nota 32,923;
- Joinville: 36ª posição, nota 32,342;
- Criciúma: 56ª posição, nota 30,805;
- Chapecó: 69ª posição, nota 30,117.